Nesta sexta-feira (18/02), foi finalmente selado o acordo entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e o Sindicato patronal de Jornais e Revistas da Capital, encerrando as negociações referentes ao segmento. O índice de reajuste salarial, acordado por unanimidade na última sessão da Assembléia Permanente da Campanha Salarial ocorrida na noite de quinta-feira (17/02), foi de 6,5% para todas as faixas salariais.
O acordo prevê - além de reajuste igual para todas as faixas - aumento de 7,69% no piso salarial. Para cinco horas, o valor foi fixado em R$ 1.400,00. Para cinco horas de trabalho mais duas extras, em R$ 2.240,00, a serem pagos a partir do dia 1º de dezembro de 2004.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Fred Ghedini, solicitou ao Sindicato patronal o envio de uma correspondência às empresas, recomendando que o pagamento das diferenças salariais entre o salário de novembro e os novos salários reajustados - referentes a dezembro, janeiro, fevereiro e ao 13º salário - sejam pagos o mais rapidamente possível, preferencialmente no último dia de fevereiro ou junto com a antecipação de março, que ocorrerá entre os dias 15 e 20. O valor das diferenças corresponde a 26% do salário de novembro e será pago a título de PLR.
O Sindicato dos Jornalistas alerta para que os colegas fiquem atentos e cobrem das empresas esses pagamentos. Feito o acordo, a Convenção Coletiva será assinada no dia 23 deste mês.