A “Chapa 1- Sou FENAJ”, encabeçada pela atual 1ª vice-presidente Maria José Braga, venceu as eleições para a próxima gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), triênio 2016-2019. A Comissão Eleitoral Nacional trabalhou até a madrugada na sistematização dos dados da votação realizada nos últimos dias 19, 20 e 21 por todos os 31 Sindicatos filiados à Federação no país e no início desta tarde de sábado liberou os resultados oficiais.
Foram coletados em todo Brasil 3.997 votos, total que superou o quórum exigido pelas regras eleitorais. Destes, 3.931 foram considerados válidos pela Comissão Eleitoral Nacional e 68 anulados. A Chapa 1 obteve 2.300 votos, a Chapa 2 recebeu 1.544. Houve ainda 13 votos nulos e 74 em branco.
Para a Comissão Nacional de Ética, foram eleitos Audálio Dantas, Aloísio Morais, Vera Daisy Barcellos, Carmen Pereira e Antônio Pinheiro Sales.
A atual diretoria da FENAJ saudou a direção eleita e conclamou todos jornalistas brasileiros a celebrarem unidos este essencial momento democrático de definição política e fortalecimento da sua entidade máxima. “Neste 2016, quando a nossa Federação completa 70 anos em defesa do Jornalismo e dos jornalistas, também ressalta a importância de eleger, pela segunda vez em sua história, uma mulher para a presidência da entidade”, afirmou a diretoria atual, que também agradeceu especialmente aos Sindicatos filiados que se empenharam para fazer acontecer as eleições e aos profissionais que compareceram às urnas.