A TV Brasil, um canal público internacional dirigido inicialmente aos países da América do Sul, deve entrar no ar em caráter definitivo ainda este ano. O anúncio foi feito na tarde da última quinta-feira (10/02), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a emissora vai "engrandecer" as parcerias brasileiras com outros países do mundo. Para isso, Lula falou da necessidade da TV ter uma programação plural, "capaz de fazer com que o nosso público-alvo assista e nos dê razão de termos criado essa televisão".
Depois de assinar um termo de compromisso com o qual os três poderes da República somam esforços para a prestação de serviços televisivos para o exterior com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha; do presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Veloso; e do presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, Lula fez uma defesa enfática da comunicação como instrumento de integração. "Um projeto desse não pode ser visto pelos países como uma intromissão de um país que quer ter hegemonia sobre os demais países. Isso tem que ser recebido como um instrumento a mais no processo de integração solidária que queremos fazer na América do Sul e na América Latina", alertou Lula.
Durante seu discurso no evento, Lula fez referência ao fraco noticiário sobre a América Latina disponível no Brasil. "A verdade é que nós temos muito mais notícias de qualquer outro país do mundo do que da própria América do Sul. Nós temos pouquíssimas notícias da América do Sul, é preciso ter uma coisa muito grave para que saia aqui, no Brasil", lamentou o presidente. Além da divulgação do Brasil, a cobertura da América da Latina deve ser destaque na programação da TV Brasil.
O Canal Brasil é uma iniciativa inédita que reúne as áreas de comunicação dos três poderes da República - a Radiobrás e as TVs Justiça, Câmara e Senado - sob a coordenação de um Comitê Gestor formado por representantes dos três poderes. A incumbência desse comitê é planejar e dirigir o projeto de prestação de serviços de televisão para o exterior.
Entre os dias 26 e 31 de janeiro, como primeira ação desse projeto, foi montada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, uma emissora-piloto que realizou a cobertura do 5º Fórum Social Mundial. Durante os seis dias foram produzidas mais de 90 horas de programação com transmissão ao vivo em espanhol das principais atividades do evento. Foram, em média, 15 horas de transmissão diária. As informações puderam ser captadas na América do Sul, Central e Norte e até na Europa Ocidental, através de sinais transmitidos por um segmento especial de 6 MHz no satélite NSS-806, cedido gratuitamente pela empresa Newskies para os seis dias do Fórum.
Ao todo foram 26 entrevistas exclusivas, 15 debates, um telejornal diário de 30 minutos, o Brasil Notícias, e a transmissão ao vivo das principais atividades do Fórum Social Mundial.
Fonte: Radiobrás