Milhões de jovens e crianças pelo mundo estão se divertindo matando jornalistas. Por sorte, a matança não é real. Trata-se de um jogo de vídeo game para PlayStation extremamente violento. O jogo envolve e fascina a garotada pelo mundo, mas está provocando protesto e até a revolta do Sindicato dos Jornalistas da Catalunha.
O jogo "Grand Theft Auto San Andreas" para vídeo game PlayStation e produzido pela RockStar Games, foi o mais vendido na Espanha no Natal. No Brasil, ele é encontrado facilmente. Devido ao enorme sucesso, já foi até pirateado, podendo ser adquirido em camelôs por cerca de R$ 10,00. O fato de já ter sido pirateado demonstra o enorme sucesso que está fazendo entre a garotada brasileira.
O Sindicato dos Jornalistas Catalãos pediu às autoridades para que "façam todo o possível" para retirar o jogo do mercado. O Sindicato lamentou que a dor das pessoas se converta em um "jogo de férias". A entidade considerou que as vidas dos jornalistas valem o mesmo que a de qualquer pessoa, mas deplora a missão lúdica de matar jornalistas.
Patrocinio Macián, mãe de um correspondente de guerra morto em 2003, ficou revoltada com o jogo. Ela escreveu uma carta e encaminhou a vários veículos denunciando o jogo. Macián desencadeou um movimento que foi encampado pelo Sindicato Catalão. Clique aqui e veja o documento divulgado por aquele Sindicato.
