O Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Porto Alegre (RS) entre 26 e 31 de janeiro, será palco da primeira transmissão experimental do sinal da TV Brasil — canal internacional brasileiro que será operado pela TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e Radiobrás. Durante seis dias, jornalistas brasileiros e de outros países da América do Sul trabalharão em equipe para produzir a programação em espanhol. Serão 24 horas diárias de transmissão, que poderá ser captada na América do Sul, Central e do Norte, além da Europa Ocidental. A grade de programação contará com ancoragem ao vivo das principais atividades, transmissão de shows e realização de debates, entrevistas, boletins e de um telejornal diário de 30 minutos.
Na opinião do Secretário de Comunicação Social da Câmara, Márcio Araújo, o canal será um instrumento importante de integração do Brasil à América do Sul e em nível mundial. “Essa será uma apresentação experimental, pela qual as imagens serão disponibilizadas para operadoras de TV por assinatura em todo o mundo. Não poderíamos deixar de aproveitar essa oportunidade, já que o Fórum Social Mundial é o principal encontro de ativistas do mundo inteiro”, disse.
Araújo ressaltou que a Câmara já tem dotação orçamentária para permitir a inauguração do canal internacional público ainda neste ano.
A equipe destacada para montar e operar a emissora piloto será composta de 40 profissionais — parte deles cedida pela TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, Radiobrás — e outra parte formada por profissionais contratados temporariamente para a cobertura do FSM.
Fonte: Agência Câmara