A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo encaminharam hoje (14/01), uma reivindicação ao presidente da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), o vereador Gustavo Hanzani Herrmann, para que seja revista a contratação de uma profissional não-jornalista para a chefia do Departamento de Comunicação do legislativo municipal. A engenheira Márcia Regina dos Santos, nomeada para o cargo, é filha de um vereador da cidade.
Na correspondência, as entidades lembram que "a chefia do referido departamento vem sendo exercida por jornalistas profissionais desde os anos 80. A colocação de um profissional de outra área para esta função contraria a luta histórica dos jornalistas brasileiros pela regulamentação profissional. É um direito dos cidadãos e das cidadãs de Piracicaba serem servidos por profissionais devidamente formados e habilitados no exercício de funções especializadas, como é a de assessoria de comunicação".
Segundo a FENAJ e o Sindicato, "o pleito soma-se aos protestos veiculados pela imprensa falada, escrita e televisionada de Piracicaba".
A direção da FENAJ informa ainda na correspondência, que está tomando providência similar no caso do substituto de Ricardo Kostcho, na Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República. O novo secretário, Fábio Kerche, também não é jornalista.