Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
03/01/2005
UNICEF arrecada fundos para sobreviventes do maremoto
 

A solidariedade é o melhor remédio. Desde o último dia 30 de dezembro, o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil está recebendo doações para ajudar as crianças dos países afetados pelos tsunamis na Ásia e na África. Uma conta bancária foi especialmente aberta para que os brasileiros possam contribuir com as ações de emergência naquela região. Crianças e adolescentes representam mais de um terço das vítimas do desastre nos doze países atingidos.

Os recursos arrecadados serão encaminhados às ações de emergência para garantir acesso a água potável. Também serão distribuídos sais de reidratação oral para tratamento de diarréias agudas provocadas pela água contaminada, além de equipamento médico de emergência para atender 150 mil famílias nos próximos três meses. Nesta quinta-feira, chegou à região afetada pelo desastre, o primeiro avião do UNICEF, com 45 toneladas de medicamentos e equipamentos. No carregamento, há também kits de material escolar e brinquedos para que as crianças possam voltar à vida normal o mais rápido possível.

"Estou impressionada com o número de ligações e mensagens que recebemos nos últimos três dias de brasileiros que querem ajudar. O UNICEF está pronto para fazer o possível para facilitar essa demonstração de solidariedade do povo brasileiro com as crianças e famílias nos países mais afetados por essa tragédia", disse a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

A partir de hoje, dia 3 de janeiro, brasileiros usuários de cartões de crédito American Express também poderão fazer doações no Brasil para ajudar os sobreviventes do terremoto e das inundações. As doações, que serão operacionalizadas pelo UNICEF, poderão ser feitas pela Internet ou pelo call center da American Express.

Essa ação do UNICEF no Brasil é motivada pelas dimensões do desastre e pela grande disposição dos brasileiros em ajudar. Normalmente, as doações feitas ao UNICEF no Brasil são aplicadas somente em projetos de defesa dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

Para doações de água, roupas, cobertores e outros materiais, é preciso entrar em contato com o governo brasileiro ou com as embaixadas dos países mais afetados. O escritório do UNICEF no Brasil não tem condições de custear o transporte de doações.

As prioridades do UNICEF

Neste momento, a falta de água potável nas localidades destruídas é a principal preocupação do UNICEF. As inundações contaminaram os sistemas hídricos e de distribuição de água e as crianças são as mais vulneráveis às doenças provocadas pelo consumo de água não tratada.

Desde a catástrofe no Oceano Índico no último final de semana, agências das Nações Unidas, entre elas o UNICEF, e outras organizações internacionais estão coordenando uma das maiores ações humanitárias da história. Mais de 120 mil pessoas já morreram e muitas ainda estão desaparecidas em Sri Lanka, Indonésia, Tailândia, Índia, Maldivas, Malásia, Bangladesh e Mianma, na Ásia; e Somália, Tanzânia, Seichelas e Quênia, na costa leste da África. Cerca de três milhões estão desabrigados e muitas crianças se perderam de suas famílias durante o desastre.

Tão logo soube do desastre, o UNICEF nos países mais afetados pelos tsunamis, em conjunto com o centro de abastecimento do UNICEF em Copenhague, identificou quais seriam as necessidades mais urgentes. Além da doação de centenas de milhares de pastilhas de purificação de água, cobertores e barracas, soro de reidratação oral para combate à diarréia e equipamentos médicos de emergência para os países mais afetados pelo terremoto e pelos tsunamis, em alguns países, o UNICEF doou tanques de água comunitários para que sejam instalados nas áreas mais afetadas.

Outras informações podem ser obtidas pelo sistema de atendimento gratuito do UNICEF no Brasil, pelo telefone 0800 601 8407. As ligações devem ser feitas em horário comercial.

Serviço

Conta exclusiva do UNICEF para doações a ações de emergência na Ásia e África:
Banco do Brasil
Agência 3382-0
Conta corrente nº 404700-1

Os depósitos devem ser feitos em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Para as transferências bancárias (DOC) é necessário informar o CNPJ da organização.
UNICEF - CNPJ: 03744126/0001-69

As doações poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções