O substituto de Ricardo Kostcho não é jornalista. Não consta do currículo do novo secretário, Fábio Kerche, nenhuma graduação em Jornalismo, Comunicação Social ou Relações Públicas. Também, não há nenhuma informação se o substituto de Kotscho solicitou o registro de jornalista precário ao Ministério do Trabalho.
O novo titular da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, o paulista Fábio Kerche, é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Kerche também foi pesquisador do Instituto Cidadania e do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo. Em seu currículo consta ainda uma passagem como pesquisador visitante da Universidade de Nova Iorque, EUA.
Lenta atualização
Kerche foi aluno na USP do porta-voz da Presidência, André Singer, que o levou para trabalhar na campanha presidencial de 2002 e posteriormente para o Planalto. O nome de Kerche só começou a aparecer nos sites do governo federal, como substituto de Ricardo Kotscho, nos últimos dias. Até a semana passada ainda constava o nome do jornalista Ricardo Kotscho como titular da Secretaria.