Indignação mobilizou jornalistas na porta da TV Globo em São Paulo. Às 15h da quinta-feira, 16/12, dezenas de jornalistas se reuniram em frente a TV Globo para demonstrar a indignação com a proposta de 5,8% de reajuste + 35% de abono apresentada pelo sindicato dos donos de Rádio e TV. Praticamente todos que estavam na porta da emissora ratificaram a decisão das sessões da Assembléia de terça-feira, 14/12, realizadas na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e em algumas redações de TV do interior.
Na ocasião, a contraproposta feita pelos jornalistas foi 20,57% de reajuste para todas as faixas salariais. Esse percentual foi calculado a partir dos 10,64% referentes às perdas salariais nos últimos anos (2001, 2002 e 2003), mais INPC-IBGE do período (1º de dezembro de 2003 até 30 de novembro de 2004) e aumento real de 3%.
Na manhã do mesmo dia aconteceu a quinta rodada de negociação entre o Sindicato e os patrões, que consideraram praticamente impossível aprovar o índice proposto pelos jornalistas. A mobilização segue pelas demais redações de São Paulo. Na TV Record os jornalistas também ratificaram as decisões da Assembléia e concordaram com a manutenção das negociações e o índice de 20,57%.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de SP