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13/12/2004
Pesquisa revela existência de dois tipos de jornalista
 

Só o humor salva! Importante pesquisa realizada em todos os Estados brasileiros revelou o que todos nós já sabíamos. Segundo o trabalho realizado pelo pesquisador especializado em Exploração Gerencial Avançadíssima, Óbvio Ululante de Souza, existem no Brasil apenas dois tipos de jornalista: o desempregado e o que está trabalhando por três.

A pesquisa apurou também que entre os que estão trabalhando por três, o assessor de imprensa tem ainda que lidar com as situações enumeradas abaixo:

1 - "Eu sei que o assunto já não é nenhuma novidade para a imprensa... mas o cliente não gostou das fotos que foram publicadas... Convenhamos... ele não saiu nada bem em nenhuma delas. Portanto, ele quer que você organize outra coletiva. Ah, por favor, peça que não venham os mesmos fotógrafos."

2 - "Tudo bem, eu sei que é você quem entende de imprensa, mas o cliente achou que apenas quinze linhas é muito pouco para o release. Ele quer mais umas trinta ou quarenta linhas..."

3 - "Eu expliquei ao cliente... disse tudo o que você disse, mas ele está irredutível e até ameaçou ligar para o nosso presidente. Se o release não for publicado nas páginas que ele determinou não adianta nem enviar o texto para os jornais..."

4 - "A filha do cliente chega hoje à noite no aeroporto. Está vindo de Foz de Iguaçu, onde foi passar sua lua-de-mel. Será que você pode conseguir que a Globo vá fazer uma pequena cobertura?"

5 - "Estamos muito preocupados com o pouco destaque que a imprensa vem dando para o nosso cliente. O Jornal Nacional de ontem dedicou apenas um minutinho para cobrir o jogo entre as equipes da Contabilidade x Expedição."

6 - "A esposa do diretor vai dar um chá beneficente para arrecadar fundos para a Associação filantrópica de Ajuda aos Gatos Siameses Desamparados. Você precisa organizar uma coletiva... Ah, é para hoje, viu? Outra coisa: não se esqueça de convidar as televisões."

7 - "Diga você ao cliente que o produto dele não tem gancho jornalístico. Afinal, ele está investindo horrores na fabricação de barbatanas de colarinhos e você vem me dizer que isso não interessa à imprensa?"

8 - "Eu confio em você... eu sei que você vai conseguir... afinal, quando eu disse que "todo repórter é burro", evidentemente que eu não estava me referindo aos que estavam na minha coletiva."

9 - "Sabe, eu tenho um amigo que montou um barzinho na Henrique Schaumann que está o maior barato... será que você não consegue umas notinhas na imprensa?" Quem sabe pode até sair um chopinho na faixa?

10 - "Minha irmã está organizando a Campanha do Agasalho na Penha. Será que você poderia conseguir uma divulgaçãozinha... sei lá... Revista Veja, Jornal da Tarde, Folha..."

11 - "Sabe, o cliente tem uma cunhada que está fazendo jornalismo... Bem, ela parece que tem bom texto e conhece muita gente nas redações... Inclusive é muito bem relacionada com o pessoal do Jornal de Santa Paula do Passa Moleque..."

12 - "Eu não disse que a cunhada do cliente era ótima? Está vendo só, em apenas quinze dias passou de estagiária para sua assistente. Essa menina vai longe."

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