O recente reconhecimento pela CBS de que os documentos usados no programa "60 Minutes" não eram autênticos chamou a atenção sobre a habilidade dos bloggers de atuarem como vigilantes da grande mídia, afirmou uma análise recente do The Christian Science Monitor.
Além de compilar conhecimento e especialidade de centenas de milhares de leitores, os weblogs podem focalizar em um assunto para questionar e corrigir a informação original. Este processo levou a CBS a admitir falhas em uma recente reportagem sobre o serviço militar do presidente George W. Bush, depois que os bloggers levantaram dúvidas sobre os documentos apresentados. A cobertura original dos blogs deu um furo nos jornalistas profissionais, afirma o artigo.
A CBS nomeou uma comissão independente para rever as informações veiculadas sobre o serviço militar do presidente George W. Bush, afirmou o site MSNBC.
O anúncio foi feito depois que a rede admitiu que não poderia confirmar a autenticidade dos documentos usados na recente matéria sobre o caso. Em um primeiro momento, a CBS havia defendido a veracidade dos dados, apesar de questionamentos feitos por diversos setores da mídia, principalmente os blogs na Internet. O Washington Post publicou recentemente uma matéria avaliando a reportagem da CBS.
Fonte: Knight Center for Journalism in the Americas