Na próxima segunda-feira, 22/11, deverá ser apresentado à Câmara Federal texto substitutivo com aprimoramentos ao projeto do Conselho Federal de Jornalismo. O texto é o resultado dos debates promovidos pela Fenaj com toda a sociedade. A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - participou do aprimoramento do texto, que deverá mudar inclusive o nome de Conselho Federal de Jornalismo, para Conselho Federal dos Jornalistas.
Entre as várias alterações, estão a inclusão do Código de Ética dos Jornalistas e a total desvinculação do poder estatal. A nova proposta pretende que o Conselho Federal dos Jornalistas seja constituido como um serviço público não governamental, assim como a OAB. Na nova proposta, todas as diretorias do CFJ e dos Conselhos Regionais serão eleitas pelo voto direto e universal de todos os jornalistas, desde a primeira.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas e 1º secretário da Fenaj, Aloisio Lopes, denunciou, nesta sexta-feira, 19/11, o que chamou de tentativa de alguns líderes partidários de rifar o projeto do Conselho Federal de Jornalismo. Segundo Aloisio, líderes do PFL e do PSDB na Câmara dos Deputados estão exigindo que o projeto entre em votação com urgência, como forma de destravar a pauta de votações.
"O objetivo desses partidos é derrubar o projeto antes que ele seja discutido nas comissões técnicas e aperfeiçoado", afirmou Aloisio. As declarações foram feitas durante palestra do jornalista na 1ª Plenária dos Servidores da Justiça de Minas Gerais, promovida pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância de Minas Gerais (Sinjus-MG).