Na Europa já se consome mais Internet do que revistas e jornais. Os europeus já dedicam 20% do tempo do consumo de veículos de comunicação à Internet, só perdendo para a televisão (33%) e para o rádio (30%). A pesquisa foi elaborada pela Associação Européia de Publicidade Interativa (EIAA), que reúne empresas vendedoras de mídia interativa.
A pesquisa apurou que 35% dos internautas reduziram o tempo que dedicavam para assistir televisão, como conseqüência da maior utilização da rede. O tempo dos europeus dedicado aos jornais atingiu 11% e às revistas apenas 8%.
Foram realizadas 7.000 entrevistas telefônicas aleatórias. 61% dos entrevistados visitam sites de notícias. Outra revelação da pesquisa é que 42% dos internautas se conectam diariamente e que 10% dedicam mais de 25 horas semanais para navegar pela rede.
Escolha e conveniência. Para a metade dos entrevistados, a rede é sua fonte de informação preferida, apesar de 70% considerar a Internet como a melhor forma de se encontrar "o que se quer quando quiser" e 80% considera a Internet como o veículo onde se aproveita melhor o tempo que se dedica.
83% dos entrevistados acreditam que a televisão tem publicidade demais, menos da metade acha o mesmo da Internet.
Nesta linha, um terço dos entrevistados afirma que a publicidade online guarda relação com eles e mais da metade (53%) acredita que as marcas de vanguarda são as que anunciam na Internet.