Está no ar, em caráter experimental, o site da "Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa", uma parceria da ANJ - Associação Nacional de Jornais e da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no Brasil. O lançamento oficial da Rede será em 16 de fevereiro de 2005, durante seminário que se realizará em São Paulo para debater "Direito à privacidade e Liberdade de Imprensa - preservar a privacidade ou garantir a informação?".
A "Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa" afirma que seu objetivo é trocar informações e cooperar em favor da liberdade de imprensa no Brasil, acompanhar a liberdade de imprensa no Brasil e manter contato com entidades congêneres em todo o país e no exterior. Além de promover iniciativas para destacar a importância da liberdade de imprensa para a democracia e as liberdades coletivas e individuais, além de apoiar ações e agir contra a impunidade nos casos de crimes praticados contra profissionais no exercício da profissão e veículos de comunicação no Brasil.
A Rede pretende ser um meio de acesso aos assuntos relacionados à liberdade de imprensa no Brasil, para difundir amplamente o conceito de que liberdade de imprensa é um bem que pertence à sociedade democrática, e, por isso, deve ser defendido por todos. Com a Rede, a Associação Nacional dos Jornais pretende oferecer informação sobre o que entende ser: estado da liberdade de imprensa no país e a respeito da ocorrência de fatos atentatórios, restritivos ou contrários ao livre exercício do jornalismo.
Além das informações institucionais, a Rede contém, dentre outros dados, diversas organizações que atuam em defesa da liberdade de imprensa e todos os relatórios produzidos pela Associação Nacional de Jornais, desde a criação do seu programa nessa área, em 1997, assim como o relato de ocorrências.
O endereço da Rede em defesa da Liberdade de Imprensa é www.liberdadedeimprensa.org.br e o e-mail para contato é liberdade@liberdadedeimprensa.org.br