Está marcada para amanhã (9) audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, para discutir o Conselho Federal de Jornalismo e a Ordem dos Jornalistas do Brasil. O requerimento para a realização do debate é de autoria do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS). A audiência será a partir das 14 horas, no plenário 12.
A audiência ocorrerá no momento em que o governo negocia a desobstrução da pauta de votações da Câmara Federal. O projeto de criação do Conselho está na alça de mira do PFL e do PSDB, que não querem a sua aprovação.
O projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo foi apensado ao do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que cria a Ordem dos Jornalistas do Brasil, por serem matérias correlatas. Participam da audiência os presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo; da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Nelson Sirotski; e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), José Inácio Genari Pizani. Também devem participar o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Oswaldo Bargas; e a chefe do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), professora Zélia Leal. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, até o momento não confirmou presença, segundo informações da Agência Câmara.