O presidente Lula perde seu assessor de imprensa. O jornalista Ricardo Kotscho pediu demissão do cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República. A informação está sendo divulgada pela Folha Online, com o esclarecimento que o pedido de demissão de Kotscho foi motivado por questões pessoais. "Ele teria deixado o cargo para ficar mais perto da família, que vive em São Paulo, e para finalizar um livro", se lê na notícia.
Kotscho sempre esteve ao lado de Lula. Foi coordenador de imprensa das campanhas presidenciais do presidente em 89, 94 e 2002. Lula perde um colaborador direto importante e os jornalistas brasileiros um grande aliado junto ao governo. Ele deverá ser substituído pelo secretário-adjunto, Fábio Kerche.
Nascido em São Paulo, Kotscho começou a carreira em 1964, em jornais de bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Isto É, Folha de S. Paulo, TV Globo, SBT, CNT, TV Bandeirantes e Revista Época, dentre outros. Foi coordenador de imprensa das campanhas presidenciais de Lula em 89, 94 e 2002. Autor de 15 livros, ganhou quatro vezes o Prêmio Esso e duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog, além do Prêmio Claudio Abramo. Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.
O substituto de Kostcho também é paulista. Fábio Kerche é Doutor em Ciência Política pela USP e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Foi pesquisador também do Instituto Cidadania e do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo. Foi pesquisador visitante da Universidade de Nova Iorque, EUA. Antes de assumir o cargo de Secretário-Adjunto, foi assessor do Porta-Voz de Luiz Inácio Lula da Silva, durante e após a campanha presidencial.