Imperdível. A partir de amanhã (04/11), as 200 imagens vencedoras do World Press Photo 2004, o "Oscar do fotojornalismo mundial", estarão expostas no Sesc Pompéia, na cidade de São Paulo (SP), localizado na Rua Clélia, 93, Pompéia, das 9h30 às 20h30 (domingo até 19h30 e não abre às segundas-feiras). A abertura da exposição, que tem entrada franca, será às 20h00.
O fotógrafo francês JeanMarc Bouju foi o grande vencedor do World Press Photo, com a imagem que mostra um prisioneiro iraquiano encapuzado consolando seu filho, de apenas quatro anos, atrás de arames farpados, em um centro de prisioneiros de guerra no Iraque. A foto registrada em 31 de março de 2003, parece ter sido um prenúncio dos abusos cometidos contra os prisioneiros iraquianos por integrantes do exército norte-americano. Uma imagem da guerra, sinônimo de dor e sofrimento.
O jornal "O Estado de São Paulo" apresenta em sua galeria de fotos, na internet, algumas das imagens da exposição que é considerada a mais importante do gênero no mundo. Para quem não pode ir até o Sesc Pompéia, em São Paulo, vale uma visita à galeria do jornal www.estadao.com.br/ext/galeria/worldpress/index.htm