Faleceu na madrugada de ontem (26/10), aos 81 anos, vítima de câncer, o jornalista e médico João Dedeus Freitas Neto, ex-presidente do Sindijor - Sindicato dos Jornalistas do Paraná por três gestões (1955-1957, 1957-1959 e 1965-1967). Ex-diretor da Imprensa Oficial e repórter de diversos jornais de Curitiba, Freitas Neto também foi pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.
Freitas Nobre começou no Jornalismo nos anos 30 e acompanhou boa parte da trajetória da imprensa paranaense. Foi o primeiro presidente eleito do Sindijor após a intervenção dos militares em 1964. Nesta condição ele foi responsável, em março de 1966, por realizar em Curitiba o XI Congresso Nacional dos Jornalistas, um marco importantíssimo na organização sindical, por ter sido o primeiro encontro de trabalhadores após o golpe militar. O velório aconteceu no Museu do Expedicionário e o enterro foi no Cemitério Municipal Água Verde às 16h.
A perda do jornalista João Dedeus Freitas Neto, ontem, seguiu-se a outra, ocorrida na segunda-feira. Aos 80 anos, o jornalista e advogado Walfrido Ribeiro de Camargo morreu após uma cirurgia cardíaca. Camargo trabalhou na Editora Guaíra (criada pelo jornalista De Plácido e Silva e que, nos anos 40, deu nova cara ao panorama editorial curitibano) e na Gazeta do Povo, além de ter sido procurador da Assembléia Legislativa do Paraná.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Paraná