A coordenação da Campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", que institui ações contra a baixa qualidade da programação televisiva, decidiu que, a partir de agora, além do ranking dos dez programas mais denunciados pela população, serão divulgados também os nomes de seus patrocinadores e anunciantes.
"Os anunciantes é que mantém essa péssima programação televisiva no ar; a idéia é que a população faça um boicote, deixando de comprar os produtos anunciados por esses programas", explica o coordenador da Campanha, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP).
A campanha contra a baixaria é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e de cerca de 60 entidades da sociedade civil.
O próximo passo da Campanha será uma mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 1600/03, que cria o Código de Ética da TV, o Conselho de Acompanhamento da Programação Televisiva e a Comissão Nacional pela Ética na Televisão - esta, com competência para impor penalidades administrativas às concessionárias. A proposta tramita na Comissão de Seguridade Social e Família, relatada pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP).
A Comissão de Direitos Humanos também integrará o Grupo de Trabalho que vai elaborar a nova classificação etária para a televisão, com a participação das emissoras, de profissionais e das entidades representativas da sociedade.
Agência Câmara