Em cerimônia realizada no Sesc Vila Mariana em São Paulo (SP), na noite do dia 19/10, foram premiados os ganhadores do Prêmio Ethos de Jornalismo - Empresas e Responsabilidade Social. Os premiados foram contemplados com um troféu e uma bolsa-pesquisa no valor de R$ 10 mil.
O Prêmio Ethos tem como objetivo distinguir jornalistas que tenham produzido trabalhos concebidos segundo o conceito de responsabilidade social empresarial. Prestigia matérias que contribuam para estimular empresários a investir em práticas socialmente responsáveis, como preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural; promoção dos direitos humanos e das relações com acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade e meio ambiente.
O Instituto Ethos, realizador do concurso, acredita que a imprensa, por ser formadora de opinião e difundir informações, tem papel fundamental na responsabilidade social empresarial, uma vez que pode contribuir para que as empresas e toda a sociedade estabeleçam padrões éticos de relacionamento e promovam o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável.
Veja a lista dos ganhadores:
Fotojornalismo:
- Pablo Alfredo de Luca - "Elongar para cortar a cana", de O Jornal (AL);
Jornal:
- Jacílio Saraiva - "Equilíbrio Delicado", do Valor Econômico (SP);
Revista:
- Regina Scharf e Fernanda Vasconcelus - "Tesouros do Lixo", da Horizonte Geográfico (SP);
Rádio:
- Márcio Tadeu - "Campanha Acesso Fácil", da Rádio Bandeirantes (SP);
TV:
- Eunice Maria Güntzel Ramos - "Manejo Sustentável nas Madeireiras", da TV Centro América (MT);
Destaque Regional:
- Beatriz de Castro Serra - "Ação: Solidariedade", da TV Globo Nordeste (PE).