Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
19/10/2004
Viegas chama de inaceitável primeira nota do Exército
 

O ministro da Defesa, José Viegas, considera que a nova versão da nota oficial do Exército, divulgada nesta terça-feira (19), encerra o assunto sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-CODI em 1975. Antes de comentar o caso, o ministro disse que mostrou a nota ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Assunto encerrado. Bem resolvido. A nota esclarece definitivamente as coisas ao agravo do presidente da República e do ministro da Defesa", disse. Viegas destacou ainda que o episódio "não deixa seqüelas". "Apesar do incidente, os envolvidos no caso não perderão seus cargos", prometeu.

Em entrevista à imprensa, o ministro da Defesa classificou a primeira nota de "inaceitável". Indagado sobre o por quê de sua opinião, Viegas disse: "Por quê? Pelo teor dela. Pelo que a opinião pública brasileira sabe".

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Mário Heringer (PDT-MG), declarou que vai propor a reabertura das investigações dos documentos da repressão na ditadura militar depois que fotos inéditas da prisão de Vladimir Herzog foram divulgadas pelo jornal Correio Braziliense.

A primeira nota oficial, publicada no último domingo, o Ministério da Defesa enfatizou que não existem documentos que comprovem tortura e assassinatos pela repressão da ditadura militar. "Quanto às mortes que teriam ocorrido durante as operações, o Ministério da Defesa tem, insistentemente, enfatizado que não há documentos históricos que as comprovem, tendo em vista que os registros operacionais e da atividade de inteligência da época foram destruídos em virtude de determinação legal", citava o documento.

Fonte: Agência Brasil

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções