A primeira versão brasileira do Bayer Young Environmental Envoy (BYEE) e Bayer Environmental Award for Media (BEAM) já tem seus vencedores. O júri escolheu trabalhos apresentados por estudantes da USP, CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) e EcoSecurities e por dois jornalistas, cujas reportagens foram publicadas na Folha de S.Paulo e na revista Galileu.
Os seis vencedores do Bayer Young Environmental Envoy e Bayer Environmental for Media ganharam uma viagem à Alemanha, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, quando conhecerão a sede do Grupo Bayer e vários projetos ambientais. Os estudantes e jornalistas também participarão de um encontro comemorativo, que reunirá os vencedores de todos os países participantes.
O BYEE e o BEAM foram lançados no Brasil no dia 5 de junho deste ano e as inscrições encerradas no dia 10 de setembro. Com o apoio do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), Ministério do Meio Ambiente do Brasil e o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), os prêmios têm como objetivo incentivar o trabalho desenvolvido por jovens estudantes e jornalistas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Os estudantes vencedores do BYEE foram os seguintes:
· Débora Maia Pereira, com o projeto "Lâmpadas Fluorescentes: Estudo de Caso do Potencial de Aplicação de Método Alternativo de Determinação de Mercúrio", da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
· Maurício Guimarães, com o projeto "Incorporação de Lodo de Estações de Tratamento de Água em Blocos Cerâmicos", da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
· Pablo Fernandez de Mello e Souza, com o projeto "NovoGerar de Conversão de Gazes Aterro em Energia Dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo", da EcoSecurities.
· Rodolfo Henrique Marino, com o projeto "Utilização de areia de fundição em concreto", da Universidade de São Paulo.
Os jornalistas vencedores do BEAM foram os seguintes:
· Mariana Viveiros com a reportagem "Esgoto duplica Custo de Tratamento de Água", publicada na Folha de São Paulo, em 27 de julho de 2004.
· Rafael Garcia com a reportagem "Quem vai explorar a biodiversidade amazônica?", publicada na Revista Galileu, em novembro de 2003.