A Comissão Aberta e Permanente de Jornalistas de Imagem foi oficialmente criada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, no último dia 30 de setembro. A iniciativa visa agregar forças entre repórteres fotográficos e cinematográficos, ilustradores (infografistas, cartunistas, chargistas etc) e diagramadores (diretores, editores e chefes de arte, designers, webdesigners etc) numa comissão que tem a missão de nortear as ações do Sindicato para o enfrentamento de problemas no setor, como a falta de registro profissional, a precarização nas relações de trabalho, o descumprimento da legislação e da tabela de preços e o acúmulo de funções, entre outros.
O repórter fotográfico Rubens Chiri, presidente da ARFOC-SP, irá coordenar a comissão, que conta também com os igualmente repórteres fotográficos Lawrence Bodnar e Mônica Bento, com os repórteres cinematográficos Ronaldo Fábio de Souza e Naelson Tadeu de Araújo, e com o ilustrador Fausto Bergocce.
Chiri afirma que nove pessoas deverão integrar a mais nova Comissão do Sindicato. "Esperamos contar também com a participação de diagramadores para completar o quadro". Para o presidente da ARFOC-SP, reforçar a identificação dos jornalistas de imagem como jornalistas de fato será uma das tarefas mais importantes.
A primeira reunião de trabalho está marcada para amanhã, dia 05 de outubro, às 19h30, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, localizado na Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Centro - São Paulo (SP) - Telefone: (0xx11) 3217-6299 e-mail: jornalista@sjsp.org.br
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo