O Observatório Brasileiro de Mídia foi lançado nesta quarta-feira (22/09), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O objetivo do Observatório é analisar a cobertura feita pela imprensa dos mais diversos assuntos. A primeira iniciativa do projeto analisou a cobertura da mídia sobre a eleição municipal de São Paulo.
O observatório é um projeto do Núcleo de Jornalismo Comparado da ECA, da Ong Observatório Social e do Media Watch Global, observatório com sede na França. Com uma metodologia criada na ECA, a pesquisa acompanhou o conteúdo editorial dos jornais Agora, Diário de São Paulo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, de 26 de agosto a 1º de setembro de 2004.
Uma equipe de alunos da ECA, sob orientação do professor José Coelho Sobrinho, apura os dados e os relatórios serão publicados no site do Observatório Social www.observatoriosocial.org.br . Os resultados apresentados hoje, mostraram uma forte tendência de parte da mídia a dar destaque positivo ao candidato do PSDB, José Serra.
A análise considerou tudo o que foi publicado sobre os candidatos e aplica uma metodologia que inclui quantidade de citações, centimetragem por coluna e presença de fotos. Um critério de pontuação que inclui localização na página e uso de elementos gráficos classifica o destaque dado ao conteúdo. Cada registro é avaliado como positivo, negativo ou neutro para cada candidato.
Fonte: USP Online