Debate ou monólogo? O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul lamentou o que chamou de "espírito antidemocrático da Federasul - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul". O Sindicato afirmou em nota que ao promover um debate sobre o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), a Federasul convidou apenas uma das partes, a posição das empresas de Comunicação, representada por quatro jornalistas, que são contrárias ao Projeto.
O Sindicato não foi convidado para o "debate" que aconteceu durante reunião-almoço abordando o tema: "Sociedade e Informação: direitos ameaçados?".
O encontro que reuniu empresários gaúchos, discutiu as iniciativas do governo federal no que se refere à imprensa. Foram painelistas no evento os jornalistas Rogério Mendelski, comentarista da Rede Pampa; Telmo Flor, diretor de redação do jornal Correio do Povo; Raul Costa Jr., diretor de televisão do Grupo RBS e Fernando Albrecht, colunista do Jornal do Comércio. Segundo o Sindicato, todos contrários ao Conselho Federal de Jornalismo.