Brasília ganhou no último dia 2, quinta-feira, seu Comitê em Defesa do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). O lançamento aconteceu durante o Seminário "CFJ e a Responsabilidade Social da Imprensa", realizado no auditório da OAB-DF, com a presença de mais de cem participantes entre estudantes, jornalistas e professores. O evento foi uma realização da Fenaj, Sindicato dos Jornalistas do DF e Universidade de Brasília (UNB).
No primeiro painel, mediado pelo diretor do Sindicato do DF, Romário Schetini, os professores de comunicação: Luiz Martins da Silva, da UnB, Elen Geraldes, da Universidade Católica de Brasília (UCB), e Sérgio Euclides de Souza, do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) falaram sobre o tema Imprensa e Responsabilidade Social.
No segundo painel, o primeiro secretário da Fenaj, Aloísio Lopes e o vice-diretor executivo da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Murilo de Aragão, mediados pelo professor Fernando Paulino, expuseram seus pontos de vista sobre o CFJ.
O primeiro fez uma retrospectiva do trabalho que há muito tempo vem sendo desenvolvido pelos jornalistas brasileiros na busca da criação da entidade. Garantiu que este é um desejo legítimo da categoria. E deixou claro que a Fenaj está disposta a discutir o assunto a exaustão.
Murilo de Aragão disse que a ANER não é contra o Conselho, é a favor da auto- regulamentação, porém entende que este é um assunto que extrapola a categoria de jornalistas e que deveria ter sido debatido com toda a sociedade antes de ser encaminhado ao Congresso.
No lançamento do Comitê, ao final do Seminário, foi apresentada a agenda de próximos eventos que vão abordar o assunto em Brasília: dia 14, às 14h00, debate na OAB Federal; dia 15, às 10h00, audiência pública no Senado; e dia 16, às 19h00, debate na Câmara Distrital do DF.
A coordenação do Comitê é composta por representantes da Fenaj, UNB, SJP-DF e estudantes de comunicação. A entidade é itinerante e tem como missão mobilizar a área de ensino de jornalismo, profissionais e estudantes para a sensibilização de parlamentares e a sociedade em geral visando a aprovação do CFJ no Congresso Nacional.
Fonte: FENAJ