A maioria dos visitantes do "O Jornalista", que participou da enquete "Você apóia a criação do Conselho Federal de Jornalismo?", votou sim. Foram 70% dos votos a favor do Conselho, contra apenas 30% de votos contrários. A enquete é apenas uma amostragem, pois não utiliza uma metodologia científica para apurar a opinião dos jornalistas, estudantes e professores de jornalismo no Brasil.
O 1º vice-presidente da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Fred Ghedini, afirmou que o resultado da enquete "não causa surpresa". Ghedini diz ter a nítida impressão que a maioria da categoria é favorável à criação do Conselho, "apesar da imprensa não ter realizado um debate, sobre o assunto, em condições de igualdade".
Na próxima enquete, os visitantes poderão opinar se o fim da prisão especial para os jornalistas é ou não uma ameaça à liberdade de imprensa. Um projeto de lei de autoria do deputado federal Valdemar Costa Neto (PL-SP) e o novo texto da Lei de Imprensa acabam com a prisão especial. O assunto pouco ou nada debatido pelos jornalistas brasileiros, pode ser aprovado pelos parlamentares sem que a nossa opinião, dos diretamente afetados, seja ouvida.
Com a nova enquete, "O Jornalista" quer contribuir para o debate da questão, que é vista por uns como um privilégio indevido e por outros como uma garantia de que os jornalistas permanecerão isentos da ameaça e pressões de maus policiais e políticos, principalmente no "interiorzão" do Brasil. Dê sua opinião e participe do debate!