O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e os jornalistas reunidos na cidade de Sorocaba (SP), no Conselho de Base do Interior e para sacramentar a indicação dos nomes que integrarão a Diretoria Regional do Sindicato em Sorocaba REPUDIAM as demissões ocorridas ontem e hoje, no Rio de Janeiro (80 jornalistas) e em São Paulo (8 jornalistas), nas redações do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Invest News.
Conclamamos os jornalistas a lutarem contra mais esta arbitrariedade praticada pelas empresas de Nelson Tanure. Além de promover a precarização da nossa profissão -transformando a maioria dos jornalistas em pessoas jurídicas-, Tanure deixa de pagar suas dívidas trabalhistas, não recolhe os encargos sociais e ainda provoca demissão em massa, dando uma demonstração clara de que não se importa com os trabalhadores, com a qualidade de seus produtos e muito menos com a legislação vigente no país.
O Sindicato dos Jornalistas lembra que o seu Departamento Jurídico está preparado e à disposição dos demitidos, para pleitear seus direitos.
Sorocaba, 27 de agosto de 2004
Reunião realizada na ASI Associação Sorocabana de Imprensa