Acaba de ser lançado o livro "A Ética Jornalística e o Interesse Público", escrito por Francisco José Karam. A publicação aborda temas fundamentais para o jornalismo e a sociedade, provocando a reflexão sobre os limites éticos da atividade jornalística.
O autor mostra no livro, que a informação diária de qualidade, produzida por profissionais íntegros e competentes, é essencial para a democracia e para a consolidação e a manutenção da cidadania.
Karam faz uma defesa enfática da profissão, mas ressalta a importância de parâmetros éticos para exercê-la. Em 280 páginas, o autor mostra ainda como o interesse particular pode suplantar o interesse público, comprometendo o sentido social da profissão.
"A concentração limita as fontes, as diferentes narrativas e as diferentes linguagens, contribuindo para o chamado "pensamento único". Dessa forma, o campo da isenção e da independência fica minado. Quanto mais meios de comunicação houver, melhor para a informação e, consequentemente, para o público", diz Karam.
Com base nessa avaliação, o autor levanta uma questão sobre o futuro da profissão, que precisa ser defendida e reafirmada tanto pela categoria quanto pela sociedade. O principal risco, segundo ele, é saber se a atividade jornalística continuará de fato atrelada ao interesse público ou se vai transformar-se em um híbrido de publicidade e marketing.
O autor é professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele trabalhou como jornalista no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e participou de programas de jornalismo em Cuba, Estados Unidos e na Espanha, além de ter integrado a Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas.
Livro: A Ética Jornalística e o Interesse Público
Autor: Francisco José Karam
Editora: Summus Editorial