Começa hoje, na cidade de São Paulo (SP), o 4º Congresso de Comunicação no Serviço Público. O destaque da abertura será o exercício da atividade profissional do jornalismo e das relações públicas no serviço público.
O evento contará com a participação da Federação Nacional dos Jornalistas e do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, instituições que vão coordenar, duas grandes plenárias, no Centro de Convenções Rebouças, local onde ocorre o Congresso.
Das 16h00 às 18h30, um grupo de trabalho irá discutir "Os Jornalistas no Serviço Público - Mercado, carreiras, problemas e reivindicações", sob a coordenação da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Simultaneamente, outro grupo discutirá "Os Relações Públicas no Serviço Público - Mercado, carreiras, problemas e reivindicações", sob a coordenação do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - CONFERP.
Das 18h30 às 19h30 serão apresentadas as conclusões dos dois grupos de trabalho, para a elaboração de uma proposta conjunta, para servir de subsídio para as ações da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - CONFERP, no encaminhamento das questões envolvendo os profissionais de comunicação no serviço público
Os profissionais das duas categorias irão debater a atual situação profissional e propor caminhos para as questões funcionais e o convício entre os dois segmentos. Ao final, a proposta é que as duas entidades iniciem entendimentos com vistas a pôr fim às disputas e conflitos que envolvem, há tempos, as duas categorias.
Antes das plenárias, o secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, Roger Ferreira, fará a conferência de abertura, às 14h50, abordando o tema "O papel da Comunicação no Serviço Público".