Os radialistas, jornalistas, trabalhadores de todos os setores terceirizados, estágios, PJ´s e free-lancers da RTV Cultura entram em greve de 24 horas, a partir da zero hora do dia 12 de agosto, quinta-feira. Segundo o Sindicato dos Jornalistas, a direção da Rádio e TV Cultura vem sistematicamente se recusando a atender as demandas dos trabalhadores e a negociar com os Sindicatos, tanto dos radialistas quanto dos jornalistas. Por este motivo, a paralisação se tornou inevitável.
Segundo a entidade, inúmeras irregularidades trabalhistas e a falta de cumprimento das cláusulas das Convenções Coletivas dos jornalistas e radialistas, inclusive dos reajustes acordados, torna a interrupção dos trabalhos por 24 horas, a única medida possível para forçar a abertura de novas negociações.
Entre as reivindicações estão: pagamento integral dos reajustes salariais devidos; fim das demissões e estabilidade no emprego; fim das terceirizações e da precarização do trabalho; registro em carteira a todos os funcionários; transparência na utilização do dinheiro público e liberação de recursos do Estado de São Paulo para garantir os empregos, os direitos trabalhistas e a produção de uma programação voltada aos interesses públicos.