Um ano sem "La Costa". Será realizada hoje, dia 23/07, sexta-feira, uma missa em memória do repórter-fotográfico "La Costa", covardemente assassinado em pleno exercício da profissão, há um ano.
A homenagem será realizada às 17h00, na Igreja Nossa Senhora da Consolação (Rua da Consolação, 585 - centro da cidade de São Paulo (SP)), e será celebrada pelo Padre Antonio Aparecido Pereira, o "Padre Cido", membro da Comissão de Ética do Sindicato Jornalistas-SP e diretor do jornal "O São Paulo", órgão oficial da Arquidiocese de São Paulo.
Na ocasião de sua morte, "La Costa" cobria a ocupação de uma área pertencente a Volks na região do ABC. Porém, o incidente ocorreu numa ação isolada de bandidos que não mantinham nenhuma ligação com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
Um dos assassinos de La Costa, apesar de ter sido atingido por um disparo de calibre 45 na cabeça, no momento de sua prisão, sobreviveu. Condenado a 32 anos de prisão está preso e em tratamento médico. Atualmente estaria com cerca de apenas 35 quilos.
As fotos produzidas por outro repórter-fotográfico foram fundamentais na prisão de dois dos assassinos de nosso companheiro. Além da justa homenagem ao saudoso colega, a missa será, sobretudo, um momento de profunda reflexão para a nossa categoria.