O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo e a FENAJ lançaram este mês a Campanha Nacional em Defesa do Mercado de Trabalho dos Jornalistas - Contra a Precarização das Relações Trabalhistas. No lançamento da Campanha foi apresentada a Cartilha contra a Precarização. Inicialmente foram distribuídos 1.100 exemplares do impresso. Visando atingir um público maior, o Sindicato de São Paulo disponibilizou a cartilha no seguinte endereço eletrônico: www.sjsp.org.br/12_07_2004%20apresentacao.htm
Com seu conteúdo dividido em seis itens, a Cartilha traz uma apresentação da presidente da FENAJ, Beth Costa; uma parte dedicada à tipificação das irregularidades existentes (excesso de jornada; o PJ ou pessoa jurídica; o "frila fixo"; os falsos estágios; o exercício ilegal da profissão, entre outros) com exemplos de suas ocorrência por Estado.
Completam a Cartilha vários textos técnicos e uma orientação a todos os Sindicatos para que enviem seu material jurídico relativo à Campanha para ser organizado no site da FENAJ, que ficará disponível para consultas.