Os Sindicatos dos Jornalistas estão realizando assembléias para eleger delegados ao Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece de 4 a 8 de agosto, em João Pessoa-PB.
A eleição de delegados está se tornando um segundo turno, ou repeteco das eleições para a FENAJ. Por todo o país, tanto os eleitos, como os derrotados na eleição da Federação estão se candidatando novamente - só que agora para delegados.
A posse da nova diretoria da FENAJ irá ocorrer no Congresso Nacional, mas como não existe delegado nato - os eleitos não têm participação garantida, muito menos passagens e hospedagem pagas. A saída é ser reeleito, ou eleito delegado, para participar do Congresso. Já a oposição trabalha para ter um desempenho melhor na eleição dos delegados e garantir uma boa participação no Congresso.
Diante deste quadro, não é difícil deduzir que o Congresso deve reunir a atual e futura diretoria da FENAJ, uma parcela da oposição e uns poucos delegados eleitos fora desta conjuntura. Em alguns estados, que já elegeram seus delegados -os participantes das eleições da FENAJ ficaram com a maioria das vagas, a situação deve se repetir por todo o país.