Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
16/07/2004
Fala de deputado provoca repúdio
 

Durante uma entrevista o deputado federal Vicente Fernandes Cascione (PTB-SP) conquistou a indignação dos jornalistas e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Veja abaixo o texto divulgado pela Regional de Santos (SP), do Sindicato paulista:


O ATAQUE DE CASCIONE AOS JORNALISTAS

*Alfredo de Souza
**Kepler Polamarçuk
 

            Toda eleição é a mesma coisa: candidatos atacando de um lado, defendendo-se de ataques de outro ou, então, mandando recados através dos meios de comunicação a seus desafetos.

            E é justamente sobre o último item do parágrafo acima que quero expor a indignação da classe dos jornalistas. Nos últimos dias a Regional de Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo recebeu inúmeros telefonemas de profissionais que se mostraram indignados com a infeliz colocação feita pelo deputado Vicente Cascione, no dia 24 de junho, quinta-feira, quando participava do programa Opinião, da TV Mar, comandado por Francisco La Scala Jr. Neste dia participava também o jornalista e ex-secretário do governo Mansur, Rodolfo Amaral.

            No meio dos debates em que se questionava porquê determinados assuntos sobre a prefeitura de Santos não eram veiculados na mídia em geral, o deputado saiu-se com a seguinte pérola: "têm jornalistas que fazem campanhas para certos candidatos ganhando por baixo dos panos e trabalhando em grandes veículos de comunicação". Daí surgiram os inúmeros telefonemas.

            O deputado federal Vicente Cascione, que sempre mantém sua postura de falar e escrever o que pensa, deveria ter tido a coragem, naquele momento, de, "dar nome aos bois" e não, comodamente, colocar tal afirmação de modo generalizada e, pior, utilizar-se de um programa sério e respeitável, como é o "Opinião", para mandar recados aos adversários políticos.

            Exemplificando a atitude do vice-líder do governo PT, posso dizer que seria a mesma coisa que os jornalistas, começassem a informar ao povo que, na Câmara dos Deputados, todos os parlamentares se vendem facilmente em troca de aprovação de projetos de interesses do Governo Federal, mesmo sabendo que lá existem deputados sérios e respeitados e, portanto, merecedores do respeito dos brasileiros. Ou seja, palavras vãs fariam com que todos fossem julgados por atos inidôneos cometidos por poucos. No entanto, o que nós jornalistas fazemos, nesses casos é, publicar os nomes daqueles que aceitam o jogo do "é dando que se recebe". É questão de ética profissional.

            Se, em sua resposta, o parlamentar disser que nada tem contra os jornalistas em geral, mas sim contra determinado(s) jornalista(s), deve, então, neste momento, dizer a quem dirigia seu ataque, pois, não o fazendo, continuará a deixar no mesmo balaio de gatos desse(s) possível(is) vestal(is) da comunicação centena de outros profissionais que trabalham duro, tendo, muitos deles, inclusive, que se desdobrar em duas ou três atividades, além do emprego efetivo, para conseguir uma vida melhor, não se aceitando, portanto, que palavras vãs venham ferir a sua dignidade.

            Assim, em nome da categoria, a diretoria da Regional de Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais vem a público mostrar veementemente seu repúdio às palavras ditas pelo deputado federal Vicente Cascione, esperando do mesmo, no mínimo, que, publicamente, diga o(s) nome(s) do(s) profissional(ais) que ganham de candidatos "por baixo do pano",  para não publicar determinadas matérias, deixando de esconder-se atrás de ataques generalizados.

            Ah, senhor deputado, é bom também não esquecer de dar o(s) nome(s) do(s) político(s) que comete(m) esta barbaridade - comprar jornalistas -, pois, assim, quem sabe, com tal denúncia conseguiremos fazer estremecer o pedestal de moralidade nacional que é a Câmara dos Deputados.


*Alfredo de Souza é Diretor Regional de Santos (SP)

**Kepler Polamarçuk é Diretor Executivo da Secretaria do Interior

 

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções