Chega ao fim O Pasquim 21. "ADEUS, VELHO BRIZA!" é a última manchete. Uma grande perda que vai deixar saudade. O fim do O Pasquim 21 não foi motivado pelo problema de saúde de seu idealizador, Ziraldo, que está internado no Hospital Pró-Cardíaco no Rio de Janeiro (RJ), mas sim pela saúde financeira da publicação.
Zélio, irmão de Ziraldo, anuncia em carta aos leitores o fim da publicação. A falta de uma política que incentive os pequenos e médios veículos, ao invés de financiar a grande mídia - aliada à falta de visão dos grandes anunciantes levaram ao adeus ao belíssimo veículo da mídia chamada alternativa. O Pasquim 21 vai deixar saudade. Viva a concentração da mídia no Brasil, um país a cada dia mais triste e medíocre!
Veja abaixo a carta de Zélio aos leitores:
Pois é, amigos:
Estamos acabando de fechar a última edição, a de número 117, desta série semanal do Pasca21. Tristes, é claro, mas felizes por chegar, brancaleonemente, a distancia tão longa, mesmo que ainda no princípio da caminhada. No início dela, aliás, projetei nossa empreitada para uma jornada de pelo menos cem anos mas não deu, tivemos que nos contentar com cento e tantas semanas, tais foram as pedras, tropeços e inesperados nesta longa manhã ensolarada.
A verdade é que foram muitos momentos gostosos para serem recordados. São tantos que vamos de Almanaques, onde tentaremos reunir os melhores lances desta aventura tão rara de acreditar que é possível.
Estamos trabalhando com a perspectiva de lançar duas edições de nossos Almanaques em julho e uma derradeira em agosto. Por certo nos veremos ainda e muito breve, pois está em nossos sonhos uma revista para balançar. Pra muito breve, se as coisas correrem como deve. Contamos com o apoio de vocês nesta também.
Esta edição que está chegando às bancas teve três versões, ao longo da semana. Começou com uma, passou pra outra e terminou como uma homenagem sentida a um polêmico e controvertido grande brasileiro. Com textos inteligentes fazemos um retrato deste ilustre político que nós todos temos, pelo menos, uma razão para admirar, até mesmo seus adversários. Além das referências a Brizola, o resto da edição está alegre, informativa e superinteressante. Aliás, esta observação pode dar um bom nome para revista! - Foi pouco, mas foi bom.
Desejo aí um belíssimo fim de semana e vai junto o abraçamigo do Zelio.