A TV Câmara lança, na terça-feira(29), o documentário "O Pasquim: a subversão do humor". O tablóide O Pasquim foi criado em 1969, no Rio de Janeiro e com sua irreverência, humor e anarquia, criou uma nova linguagem para o jornalismo brasileiro e uma formato mais coloquial de publicidade.
Criadores do Pasquim
No documentário, Jaguar, Ziraldo, Sérgio Cabral, Luiz Carlos Maciel, Marta Alencar, Miguel Paiva, Claudius, Sérgio Augusto, Reinaldo, Hubert, Angeli, Chico Caruso, Washington Olivetto e Zélio comentam como a publicação invadiu o Brasil, enfrentando a censura e a cadeia com humor.
Os personagens lembram que por diversas vezes os militares e a elite brasileira tentaram sufocar o Pasquim, mas quando conseguiram, já havia sido disseminada uma nova forma de comportamento nos meios de comunicação. "Passamos a escrever e nos comunicar com língua de gente, do povo", lembra Olivetto.
Exibição TV Câmara
O "Pasquim: a Subversão do Humor" será exibido na TV Câmara na sexta-feira (2), às 22h35. A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27, em UHF, no Distrito Federal; e nos canais 14, da NET; 28, da Sky Net; 16, da TEC Sat; e 235, da Direct TV; e via parabólica, em todo o País.
Fonte: Agência Câmara