Nas últimas semanas, a sociedade brasileira tem assistido verdadeiros ataques contra a liberdade de opinião, a liberdade de imprensa e o direito da sociedade à informação plural, ética e democrática. A demissão de Kajuru da Bandeirantes, a suspensão da coluna de Alberto Dines no Jornal do Brasil, a censura prévia a artigo de Murilo Ramos para a Meio e Mensagem e a manipulação adotada por veículos de comunicação mineiros, durante a greve dos policiais militares e civis, foram os episódios mais marcantes.
Os jornalistas atingidos diretamente pelos ataques têm o nosso apoio e solidariedade. Demonstraram possuir uma dignidade que seus empregadores não utilizam ao dirigir veículos de comunicação. Porém, a situação extrapola a questão individual. Atinge toda a sociedade brasileira.
Nós, jornalistas, temos que alertar que ataques como os ocorridos, atingem diretamente a democracia brasileira e não apenas os profissionais cerceados. Já passa da hora de darmos um basta às atitudes arbitrárias como estas, que não podem tornar-se banais.