O governo federal pretende criar a "TV Pública Internacional do Brasil". O canal será voltado para o público externo e deverá ser controlada por um comitê formado por Radiobrás, Senado, Câmara e Supremo Tribunal Federal, que financiarão sua criação.
O projeto pretende que o canal seja uma vitrine brasileira, para promover o turismo e os produtos nacionais e, também sirva de ligação com os brasileiros que vivem no exterior.
O anúncio do projeto deverá ser feito no segundo semestre de 2004. Caso tudo corra como o idealizado, o canal poderá estar no ar até o final do ano, em caráter experimental. Já estão reservados mais de R$ 10 milhões para o início do projeto.
No início a programação será transmitida em espanhol, para países do Mercosul, por meio da TV por assinatura. Depois se estenderá a toda a América do Sul, aos países de língua portuguesa e àqueles com maior concentração de brasileiros, como Estados Unidos e Japão, em versão também em inglês.
A iniciativa deve consumir um orçamento anual de R$ 24 milhões. A proposta, já está recebendo severas críticas de vários lados. De qualquer forma, deve criar empregos na área do jornalismo. O projeto pretende que a TV tenha no jornalismo um dos seus pontos fortes.