Dois anos sem Tim Lopes. No dia 02 de junho de 2002, ele foi brutalmente assassinado pelo tráfico. Uma data que "O Jornalista" faz questão de não deixar cair no esquecimento. Os jornalistas do Rio de Janeiro realizaram um ato ecumêmico em memória de Tim, para lembrar a triste data.
Todos sabem que o poder do tráfico cresce na proporção direta que aumenta o número de usuários de drogas. Infelizmente inexiste no Brasil um programa oficial ou campanha publicitária eficiente para alertar os jovens sobre os perigos do consumo de drogas. A guerra contra o tráfico e às drogas deveria incluir além de uma forte campanha de esclarecimento, programas de recuperação de dependentes. Estaríamos ao mesmo tempo protegendo e recuperando nossos jovens e combatendo diretamente o tráfico.
Enquanto isto, os "malucos" seguem brandando suas espadas contra a vida e a liberdade e realizando seus delírios de transformar o Rio de Janeiro e o Brasil em uma grande Colômbia.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro mantém em seu site um link para um clipping sobre a morte do jornalista. Ele pode pode ser acessado no endereço www.clipnaweb.com.br/timlopes/materias2.asp