O presidente da ABI, jornalista Maurício Azêdo, afirmou que Prudente de Moraes, Neto e Barbosa Lima Sobrinho, ex-presidentes da entidade, são, respectivamente, a inspiração e a bússola da nova diretoria da instituição, que tomou posse solene ontem à tarde, no Dia da Imprensa.
Ainda durante a solenidade, que contou com a presença de mais de 600 convidados, Maurício Azêdo dedicou o futuro êxito da nova diretoria ao jornalista - e "companheiro" - Tim Lopes, assassinado por traficantes do morro do Alemão, zona norte do Rio, em 2 de junho de 2002.
Uma das preocupações da nova diretoria, segundo o presidente da ABI, é que a entidade recupere sua vitalidade e seu dinamismo através de muito trabalho. Para isso, anunciou Maurício, a ABI - inspirada na trajetória de Prudente de Moraes Neto - implantará um programa de cursos livres e especializados, através de palestras e debates, para o melhoramento do padrão técnico dos jornalistas, estudantes e professores de comunicação.
Ele relembrou ainda um pouco da história da imprensa no Brasil e falou sobre o porquê da mudança da celebração do Dia da Imprensa. Antes comemorada em 10 de setembro, a data passou para 1º de junho, quando foi lançado o primeiro jornal brasileiro, "Correio Braziliense", editado em Londres, em 1808, Hipólito José da Costa.
Ao dar posse à nova diretoria e aos membros-suplentes do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos - presidente do Conselho - disse que será necessário reativar, remodelar e refundar a entidade construindo novos alicerces. "Criar tudo de novo, sem que seja esquecida sua existência", lembrou.
Além do presidente Maurício Azêdo, a nova diretoria é composta por Milton Temer, vice-presidente; Aristélio Andrade, diretor financeiro; Domingos Meirelles, diretor social; João Máximo, diretor de Cultura e Lazer; Fichel Davit Chargel, diretor de jornalismo; e Joseti Marques, diretora de Jornalismo.
Fonte: ABI