Parabéns, hoje é o nosso dia! Hoje também comemora-se o aniversário da ABI - Associação Brasileira de Imprensa, fundada no Rio de Janeiro (RJ), em 1908. Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão. Agora, após mais de um século, a luta pela nossa dignidade continua.
Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas.

Os avanços conseguidos posteriormente, também foram fundamentais. Entre eles, a criação dos Sindicatos (o de São Paulo surgiu no dia 15 de abril de 1937), a criação da FENAJ em 1946 e a conquista do piso salarial, resultado da greve vitoriosa de 1961.
Nossa luta em defesa da profissão e da nossa dignidade profissional continua. Cresce a mobilização a favor da Proposta de Emenda à Constituição pela restituição da obrigatoriedade de curso superior específico para o exercício do Jornalismo. Não fique de fora. Já conseguimos a aprovação da PEC dos Jornalistas no Senado, agora queremos a votação na Câmara Federal. Lute, junte-se a nós e defenda-se!
Aproveite bem o nosso dia e exija respeito à nossa profissão.
Pela imediata votação da PEC dos Jornalistas!