Em reunião com com representantes de entidades de empresas de comunicação e de jornalistas, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu a padronização dos procedimentos das polícias durante os atos públicos. A medida vem sendo discutida e, na última quinta-feira, foi debatida durante a 53ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Aracaju.
O manual de procedimentos permitiria aos policiais saber como atuar em atos públicos e ajudaria os cidadãos a identificar eventuais abusos da força repressiva. Além disso, Cardozo defende que o manual traga um capítulo específico sobre como garantir a integridade dos jornalistas. A proposta do ministério é que o manual esteja pronto até meados de março.
Outra proposta apresentada para punir os crimes contra a imprensa foi a criação de um observatório nacional para acompanhar os casos contra jornalistas, propondo medidas corretivas e punitivas quando necessário. Outra medida seria passar para a esfera federal a apuração dos crimes.
Com informações da Agência Brasil