O deputado federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho-PT/SP) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados na tarde de ontem (31/10), para defender os jornalistas vítimas de agressões no exercício profissional. O parlamentar disse que "é impressionante como os jornalistas deste País estão apanhando, morrendo, perdendo a vida, como o caso do repórter fotográfico que ficou cego de um olho, após ser atingido por uma bala de borracha, cujo nome é Sérgio Silva. Quero aqui manifestar a minha mais profunda solidariedade".
Vicentinho destacou ainda que "desde as manifestações populares de junho, jornalistas, sejam eles de imagem ou texto, são agredidos pela truculência da Polícia Militar de São Paulo — e olhe que sou um deputado que defende a Polícia Militar, autor da PEC 339, que lhes dá o direito ao adicional noturno; claro que aqui não se condena a instituição, mas é preciso um trabalho mais sério a respeito desses assuntos —, seja com golpes de cassetetes, disparo de bala de borracha ou até mesmo com prisões arbitrárias".

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo já enviou vários ofícios à Secretaria de Segurança Pública e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sem que uma única resposta tenha sido proporcionada para impedir as agressões desordenadas contra os trabalhadores. Por isso, nobres deputados do PSDB ligados a Geraldo Alckmin, por favor, movimentem-se!", afirmou da tribuna o deputado.
No discurso, o parlamentar declarou ainda seu apoio à PEC do Diploma dos Jornalistas. Para assistir a íntegra do pronunciamento do deputado Vicentinho, clique aqui.