O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, afirmou nesta terça-feira (08/10) que os policiais militares poderão usar balas de borracha durante protestos. A afirmação foi feita durante o anúncio de criação de uma força-tarefa para identificar pessoas que promoveram quebra-quebra durante manifestações em São Paulo. Resta saber se a imprensa continuará sendo alvo dos disparos de balas de borracha da PM paulista.
As balas de borracha estavam proibidas desde a onda de protestos ocorrida em junho, quando várias pessoas foram feridas, inclusive jornalistas.
"Os jornalistas têm sido vítimas da violência policial. Agentes despreparados, que mais lembram os dos tempos da repressão, atiram sem pensar contra profissionais da imprensa e a população civil desarmada", protestou o jornal Unidade do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo diante dos fatos ocorridos em junho.
Uma das vítimas das balas de borracha da PM paulista foi o repórter fotográfico Sérgio Silva, que prestava serviços à agência Futura Press. Ele foi baleado no olho esquerdo, teve lesões oculares e fraturas de órbita e acabou perdendo a visão.

Sérgio foi alvejado covardemente durante as manifestações populares de junho, quando 23 jornalistas foram agredidos por policiais nos protestos e cinco foram arbitrariamente detidos. Todas estas agressões foram desferidas contra profissionais que realizavam cobertura das manifestações em São Paulo.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realizou ato de desagravo contra as agressões sofridas pelos trabalhadores da comunicação, elaborou Carta Aberta às autoridades e disponibilizou suas instalações, assim como seu corpo de advogados para defender os profissionais. Também acionou a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) para que as agressões ganhassem repercussão dentro e fora do Brasil.
Agora, o governo de São Paulo volta a autorizar a utilização de balas de borracha. Resta saber se a imprensa voltará a ser alvo dos disparos.