Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
08/10/2013
PM de SP voltará a usar balas de borracha em manifestações
 

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, afirmou nesta terça-feira (08/10) que os policiais militares poderão usar balas de borracha durante protestos. A afirmação foi feita durante o anúncio de criação de uma força-tarefa para identificar pessoas que promoveram quebra-quebra durante manifestações em São Paulo. Resta saber se a imprensa continuará sendo alvo dos disparos de balas de borracha da PM paulista.

As balas de borracha estavam proibidas desde a onda de protestos ocorrida em junho, quando várias pessoas foram feridas, inclusive jornalistas.

"Os jornalistas têm sido vítimas da violência policial. Agentes despreparados, que mais lembram os dos tempos da repressão, atiram sem pensar contra profissionais da imprensa e a população civil desarmada", protestou o jornal Unidade do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo diante dos fatos ocorridos em junho.

Uma das vítimas das balas de borracha da PM paulista foi o repórter fotográfico Sérgio Silva, que prestava serviços à agência Futura Press. Ele foi baleado no olho esquerdo, teve lesões oculares e fraturas de órbita e acabou perdendo a visão.

Sérgio foi alvejado covardemente durante as manifestações populares de junho, quando 23 jornalistas foram agredidos por policiais nos protestos e cinco foram arbitrariamente detidos. Todas estas agressões foram desferidas contra profissionais que realizavam cobertura das manifestações em São Paulo.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realizou ato de desagravo contra as agressões sofridas pelos trabalhadores da comunicação, elaborou Carta Aberta às autoridades e disponibilizou suas instalações, assim como seu corpo de advogados para defender os profissionais. Também acionou a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) para que as agressões ganhassem repercussão dentro e fora do Brasil.

Agora, o governo de São Paulo volta a autorizar a utilização de balas de borracha. Resta saber se a imprensa voltará a ser alvo dos disparos.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções