A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) pretende procurar nos próximos dias os representantes da Cereja Comunicação Digital, que adquiriu na semana passada os jornais Diário de S.Paulo e Bom Dia, vendidos pelo grupo Traffic.
“O SJSP vai acompanhar a transição deste processo que, neste caso, é diferente do que aconteceu quando a Traffic comprou o título Diário de S.Paulo. Naquela oportunidade, todos os trabalhadores foram demitidos e contratados pela nova empresa. Agora, todo o grupo foi vendido, o que não altera a razão social e o contrato de trabalho dos jornalistas”, diz o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto).
Acordo anteriormente assumido entre o grupo Traffic e o Sindicato garante o emprego dos trabalhadores até o dia 31 de dezembro, exceto dos que tenham sido demitidos antes das negociações (que são sete no total). Estes terão seis meses de convênio médico assegurados.
Na edição desta segunda-feira do Diário de São Paulo, o novo comprador, Mário Cuesta, apresentou o seu plano para os jornais. Ao menos na entrevista, o empresário mostrou que acredita no trabalho jornalístico, realizado pelo profissional de imprensa. “A mídia digital não sobrevive sem mídia impressa, sem a confiabilidade do profissional, do jornalista que vai apurar a notícia, que vai dar a sua opinião. Certa ou errada. Não posso achar que ele vai acertar sempre. É a opinião dele. Não posso cercear. É isso que dá credibilidade e atrai o leitor. É ponto pacífico”.
Também sobre a Rede Bom Dia, que tem cinco edições próprias (Bauru, Sorocaba, Rio Preto, Jundiaí e ABCD) e duas franquias (Itatiba e Marília), o empresário aventou a possibilidade de fazer crescer a rede: “Eu acho que nós temos de ampliar essa teia. Vamos fazer reuniões para ver como a gente equaciona isso. Não apenas mantê-la, como ampliá-la. Vamos definir essa estratégia e colocá-la em prática nos próximos meses”.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo