O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) está realizando um plebiscito que irá avaliar a proposta patronal dos Jornais e Revistas da Capital.
Os jornalistas irão responder se aceitam a proposta de reajuste de 6,5% para o piso e para salários até R$ 8.000,00 , acima deste valor um fixo de R$ 520,00. Na opinião da diretoria do SJSP, a proposta deve ser rejeitada, pois não repõem as perdas salariais da inflação, que é de 6,95% (INPC).

“Fizemos várias rodadas de negociação sempre com a base no INPC, mas os empresários alegam “não” poder atingir o índice devido a conjuntura econômica desfavorável. Entendemos que haja dificuldades mas, é fundamental defender o poder de compra dos salários”, comentou o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto).
Hoje, terça-feira, dia 10, a urna estará no jornal O Estado de São Paulo; na quarta-feira, dia 11, será vez dos jornalistas do Valor Econômico, Bloomberg (agência de notícias), Brasil Econômico e Editora Globo Condenast votarem. A votação será encerrada na quinta-feira, dia 12, na Editora Globo (que ainda não autorizou a entrada das urnas). Os jornalistas da Revista Trip não participarão da decisão da Campanha Salarial, pois a direção da empresa impediu a colocação das urnas.
Na consulta podem votar todos os jornalistas, mesmo os não sindicalizados, desde que apresentem o crachá da empresa ou a carteira da FENAJ.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo