Celso Schröder, da Chapa 1 - “Sou Jornalista. Sou FENAJ” foi reeleito para a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para o triênio 2013/2016. Ele obteve 2.059 votos nas eleições realizadas nos dias 16, 17 e 18 de julho em todo o país contra 1018 da Chapa 2, - “Luta FENAJ”, encabeçada por Pedro Pomar, de um total de 3.057 votantes. Este resultado não inclui os votos do Ceará, que não são suficientes para alterar o resultado final.

Em São Paulo, a Chapa 1 também obteve a maioria dos votos. Nas apurações encerradas por volta das três horas da manhã de hoje (19), Schröder conquistou 363 votos contra 174 de Pedro Pomar. Foram registrados ainda seis votos em branco e oito nulos, com um total de 551 votantes.
A Chapa 1 venceu as eleições com as seguintes propostas:
- Aprovação definitiva da PEC do Diploma;
- Criação do Piso Nacional dos Jornalistas;
- Implementação de um Protocolo de Segurança para Jornalistas em Situação de Risco;
- Criação do Observatório da Violência contra Jornalistas e Outros Profissionais da Comunicação e aprovação do projeto de lei que federaliza as investigações de crimes contra jornalistas;
- Recuperação da verdade histórica, da justiça e do respeito aos direitos humanos no país com a criação da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas;
- Promoção da solidariedade e a valorização internacional dos jornalistas, com atuações destacadas na Federação dos Periodistas da América latina e do Caribe (FEPALC) e na Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).
Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo