De 16 a 18 de julho os jornalistas brasileiros elegerão a nova direção da FENAJ e a Comissão Nacional de Ética da categoria. A Federação convocou a participação de todos os colegas "para fortalecer o movimento sindical e as lutas dos jornalistas brasileiros num momento em que a profissão e os profissionais são duramente atacados". No mesmo período haverá também eleição para as direções de diversos Sindicatos de Jornalistas.
Única Federação a realizar eleição direta para suas instâncias de direção, a FENAJ inaugurou tal processo no início da década de 1980, superando a legislação sindical autoritária ainda vigente naquele período. Com seu processo de eleição direta a Federação Nacional dos Jornalistas assegura a todos os jornalistas sindicalizados e quites com seus sindicatos o poder de decidir quem será sua nova direção. E é uma das poucas entidades sindicais de 2º grau onde é possível a qualquer associado, mesmo não integrando a diretoria dos Sindicatos de Jornalistas, concorrer à direção da Federação.
Profissionais que quitarem seus débitos com os Sindicatos da categoria nos dias da eleição também poderão participar. A Comissão Eleitoral Nacional e as comissões de 30 Sindicatos de Jornalistas brasileiros (o Sindicato do Maranhão não conseguiu encaminhar o processo eleitoral) estão finalizando os preparativos para assegurar a realização do processo eleitoral nas capitais e cidades que concentram a maioria dos profissionais, percorrendo as redações e principais locais de trabalho dos jornalistas.
Além dos jornalistas sindicalizados até 16 de abril e quites com seus respectivos Sindicatos, poderão votar, também jornalistas aposentados. Profissionais que estiverem viajando poderão votar em trânsito, desde que comprovem a situação regular junto a seus estados de origem. Para a direção da FENAJ o eleitor escolhe uma das duas chapas. Já para a Comissão Nacional de Ética é permitido o voto em até 5 dos 10 candidatos inscritos.
Eleições simultâneas
Juntamente à eleição da FENAJ, vários Sindicatos de Jornalistas terão eleição também para suas direções entre os dias 16 e 18 de julho.
Em Pernambuco a eleição acontece nos dias 17 e 18 de julho. Concorrem duas chapas. A chapa 1, “Avançar Com Mobilização”, é liderada pela atual presidente da entidade, Ana Cláudia Eloi da Hora. E a chapa 2, “Você Sabe Porquê”, é presidida por Talis de Marinho de Andrade Lima.
No Sindicato dos Jornalistas do Ceará a eleição ocorre de 16 a 18 de julho, também com duas chapas inscritas. A chapa 1 - "Jornalistas Unidos, Sindicato Forte!", é encabeçada pela atual presidente em exercício da entidade, Samira de Castro, e a Chapa 2 - "Jornalistas: O Sindicato Merece Mais", é liderada pela ex-secretária-geral da entidade, gestão 2001/2004, Mozarly Almeida.
Disputada por 4 chapas, a eleição para o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro também será em 3 dias, de 16 a 18 de julho. A Chapa 1, "Linha Direta com Jornalistas", é presidida por Bruno Cruz. Na chapa 2, "Sindicato é pra lutar - – Oposição de verdade", Paula Máiran é candidata a presidência. "Sindicato de todos para todos" é a chapa 3, encabeçada por Alberto Jacob Filho. E a chapa 4, "Democracia e transparência", é liderada por Nelson Moreira.
Também de 16 a 18 de julho haverá eleição para a direção do Sindicato dos Jornalistas de Goiás. O processo conta com uma chapa inscrita, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Cláudio Curado Neto.
No Sindicato dos Jornalistas de Sergipe a eleição será no dia 18 de julho e também com chapa única. Paulo Souza é o candidato a presidente da chapa “Fortalecer a Luta para Continuar Avançando”.
O Sindicato dos Jornalistas da Bahia realiza eleições nos dias 17 e 18 de julho. A chapa única "Sou Jornalista. Sou Sinjorba" é liderada pela atual presidente da entidade, Marjorie Moura.
As eleições para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul vão acontecer de 16 a 18 de julho, também com chapa única. A chapa "Orgulho de Ser Jornalista" é encabeçada por Milton Siles Simas Júnior, atual vice-presidente do Sindicato.
Eleição nacional
Disputam o pleito para a FENAJ a chapa 1, “Sou jornalista, Sou FENAJ!”, liderada por Celso Schröder, e a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar. Já para a Comissão Nacional de Ética, além de 4 candidaturas da chapa 1 e 4 candidaturas da chapa 2, estão inscritas duas candidaturas avulsas. Para a Comissão de Ética os eleitores poderão votar em até 5 candidatos.
Fonte: Fenaj