A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou, nesta terça-feira (4), um ofício à diretoria da Rede Record de Televisão em São Paulo solicitando uma reunião de emergência para discutir a situação dos jornalistas da empresa.
O problema são as notícias de demissões em massa que estão sendo realizadas pela empresa, em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas não se sabe se as dispensas atingirão também os jornalistas da emissora. No ofício, a direção do SJSP alega que “há um clima de insegurança e de incerteza entre os profissionais, ocasionando dano à sua saúde física e mental”.
Revista Trip
A direção do SJSP também solicitou reunião de emergência para saber os problemas que estão afetando os jornalistas da Revista Trip. Há informações de dispensas de grande número de profissionais da empresa. No ofício encaminhado à diretoria da empresa, os dirigentes manifestam sua preocupação com os empregos e a necessidade de "defender os direitos trabalhistas e de salvaguardar o mercado de trabalho de todos os jornalistas”.
Valor Econômico
A direção do Sindicato na terça-feira (28) resposta às reivindicações apresentadas aos diretores do jornal Valor Econômico na mesa de negociação para os demitidos pela empresa, que reúne dois dos maiores conglomerados de comunicação do país, as Organizações Globo e a Folha de S. Paulo.
Indenização aos demitidos
O Valor Econômico se dispôs a manter o convênio médico dos dispensados até o final do ano e 1 salário nominal a mais para os jornalistas com até 5 anos de redação; 1,5 salários para os que tiverem de 5 a 10 anos e 2,5 para os com mais de 10 anos.
Até o momento, a empresa não apresentou o número oficial de jornalistas demitidos, que deve ficar entre 25 a 28 profissionais em São Paulo de um total de 180 profissionais que trabalham no Valor Econômico e não marcou as datas das homologações que serão realizadas no Departamento Jurídico do SJSP para os que possuem mais de um ano de empresa.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto Camargo (Guto), o fato da empresa ter apresentado imediatamente propostas de indenização aos demitidos é um reflexo das vitórias da entidade, que arrancou benefícios de outras empresas nos casos de demissão em massa.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo